Tradições cristãs de Natal baseadas nas Escrituras

Tradições Cristãs de Natal Baseadas nas Escrituras

À medida que nos aproximamos da época festiva do Natal, é importante reflectir sobre as suas verdadeiras origens bíblicas e as tradições que delas derivam.

A Natividade: O Nascimento de Jesus Cristo

A Anunciação (Lucas 1:26-38)

“E, no sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem da casa de David, cujo nome era José; e o nome da virgem era Maria.” (Lucas 1:26-27)

A tradição de montar um presépio tem a sua origem no nascimento de Jesus numa manjedoura. As figuras de Maria, José e o Menino Jesus representam a humilde chegada do Salvador.

Os Pastores (Lucas 2:8-20)

“Ora, havia, naquela mesma comarca, pastores que estavam no campo e guardavam o seu rebanho durante as vigílias da noite.” (Lucas 2:8)

A tradição de cantar cânticos de Natal surgiu dos anjos que anunciaram o nascimento de Jesus aos pastores. Canções como “Noite Feliz” e “Hark! The Herald Angels Sing” celebram a chegada do Messias.

Os Três Reis Magos: Visitantes do Oriente

A Estrela de Belém (Mateus 2:1-12)

“Ora, tendo Jesus nascido em Belém da Judeia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do Oriente a Jerusalém, dizendo: Onde está o rei dos judeus que acaba de nascer? Pois vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo.” (Mateus 2:1-2)

A tradição de trocar presentes tem origem nos presentes trazidos pelos Reis Magos ao Menino Jesus: ouro, incenso e mirra. Esses presentes simbolizavam a realeza, a divindade e a mortalidade de Cristo.

O Natal: Uma Época de Alegria

A Glória de Deus (Lucas 2:14)

“Glória a Deus nas alturas, paz na terra, boa vontade para com os homens.” (Lucas 2:14)

A tradição de decorar árvores de Natal remonta à Idade Média, quando os cristãos usavam ramos de pinheiro sempre verdes para representar a vida eterna. As luzes e enfeites simbolizam a alegria e esperança da mensagem do Natal.

A Comunidade (Lucas 2:10, 15)

“O anjo lhes disse: Não temais; eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo: Pois, na cidade de David, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor.” … “E, logo que os anjos se afastaram deles para o céu, diziam os pastores uns aos outros: Vamos, pois, até Belém, e vejamos isso que aconteceu e que o Senhor nos fez saber.” (Lucas 2:10, 15)

A tradição de partilhar refeições e presentes com familiares e amigos reflecte o espírito de comunidade e amor que o Natal promove. As festas de Natal são uma ocasião para celebrar a paz e a boa vontade para com todos.

Conclusão

As tradições cristãs de Natal são uma bela expressão da história do nascimento de Jesus Cristo e da mensagem de alegria, esperança e amor que Ele traz ao mundo. Ao abraçarmos essas tradições, baseadas nas Escrituras, lembramo-nos da verdadeira razão pela qual celebramos esta época especial. Que o espírito do Natal encha os nossos corações com gratidão, paz e amor durante todo o ano.

Oração

Pai Celestial, agradecemos-Te pelo dom do Teu Filho, Jesus Cristo, que veio ao mundo para nos salvar. Ajude-nos a honrar o Seu nascimento ao abraçar as tradições cristãs de Natal com corações cheios de fé e alegria. Que esta época nos aproxime de Ti e uns dos outros, enquanto celebramos o amor, a paz e a esperança que só Tu podes dar. Através de Jesus Cristo, nosso Senhor, amém.

devocionais diários para mulheres cristãs

O Versículo do Dia

Encontre diariamente Devocionais especialmente preparados para mulheres como você. Amadas por Cristo.