A batalha para lembrar

 

Todavia, lembro-me também do que pode dar-me esperança:
Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis.

Lamentações 3:21,22

Lutar contra o esquecimento

por John Piper

Um dos grandes inimigos da esperança é o esquecimento das promessas de Deus. Lembrar é um grande ministério. Pedro e Paulo disseram que escreveram cartas por esse motivo (2 Pedro 1:13; Romanos 15:15).

O papel do Espírito Santo em nos ajudar

O principal Ajudador para nos lembrar do que precisamos saber é o Espírito Santo (João 14:26). Mas isso não significa que você deva ser passivo. Você é responsável apenas por seu próprio ministério de lembrar. E o primeiro que precisa ser lembrado por você é você.

A mente tem este grande poder: ela pode falar consigo mesma por meio de lembretes. A mente pode “lembrar-se”, como diz o texto: “Mas isto eu me lembro e, portanto, tenho esperança: o amor leal do Senhor nunca cessa” (Lamentações 3:21–22).

Se não “lembrarmos” o que Deus disse sobre si mesmo e sobre nós, definhamos. Oh, como eu sei disso por experiência dolorosa! Não chafurde na lama de mensagens ímpias em sua própria cabeça. Mensagens como: “Não posso . . .” “Ela não vai. . .” “Eles nunca . . .” “Nunca funcionou. . .”

A questão não é

Que elas sejam verdadeiras ou falsas. Sua mente sempre encontrará uma maneira de torná-los verdadeiros, a menos que você “lembre-se” de algo maior. Deus é o Deus do impossível. Raciocinar para sair de uma situação impossível não é tão eficaz quanto lembrar a si mesmo que Deus faz coisas impossíveis.

Sem nos lembrarmos da grandeza, graça, poder e sabedoria de Deus, afundamos em um pessimismo brutal. “Eu era bruto e ignorante; Eu era como uma besta para você” (Salmo 73:22).

A grande mudança do desespero para a esperança no Salmo 77 vem com estas palavras: “ Lembrar -me-ei das obras do Senhor; sim, vou me lembrar de suas maravilhas de antigamente. Meditarei em todas as tuas obras e meditarei nos teus feitos poderosos” (Salmos 77:11–12).

Oração do dia

Senhor, esta é a grande batalha da minha vida. Eu assumo a batalha para lembrar! Eu mesmo. Depois outros. Amém

Não vá embora!

Confira estes devocionais especialmente selecionados