Os tipos de oração segundo a bíblia

A importância da oração

Orar é muito importante, muitos pensam que o ato de orar é algo complexo e muito além da simples conversa com o Criador. Algumas pessoas que se identificam como evangélicos tem uma visão mistificada sobre o assunto, como se a oração de outra pessoa mais “santa” fosse mais “poderosa”, e coisas do tipo.

Os tipos de oração e suas finalidades

1- Oração de ADORAÇÃO: Salmos 113.1-6

O tipo de oração de adoração ou de louvor é o seu momento de exaltar ao Criador pelos seus atributos eternos, pela sua Grandeza, força, bondade, generosidade, misericórdia, poder e etc. Pense que está elogiando a Deus por causa de quem Ele é. O Messias em pessoa afirmou que seu Pai procura adoradores (João 4.24).

2- Oração de CONFISSÃO: Salmos 32.1-5

Quando estamos confessando, este é o momento em que refletimos sobre nossas falhas e levamos elas até Deus. Tudo que fazemos contra a vontade soberana do Criador deve ser confessado, para que ouçamos da nossa própria boca a confissão da nossa falha, afim de que tenhamos pena consciência e nos arrependemos.

Não confessar um pecado também é um pecado.

Orar sem este momento de confissão é em vão seguindo salmos 66.18

“Se eu acalentasse o pecado no coração,
o Senhor não me ouviria;”

Seja sincero com Deus, ele terá prazer em te ouvir e perdoar os seus pecados.

3- Oração de INTERCESSÃO: Salmos 20.1-4

Quando intercedemos, estamos nos colocando diante de Deus levando as causas de outra pessoa, podemos pedir para Ele intervir em alguma situação, livrando essa pessoa de um mal, ou então pedindo para Deus ajudar essa pessoa a se aproximar d’Ele.

São várias as causas em que você pode interceder, e são muitas as pessoas que você pode fazer isso por elas, parentes, amigos, filhos, conjugues, enfim. Sempre que uma pessoa vier a sua mente, pode ser o Espirito Santo de Deus te incentivando a interceder por ela.

4- Oração de PETIÇÃO: Salmos 54.1-4

Quando expomos diante de Deus nossas necessidades e daqueles que amamos, em particular nossa família. Nessa hora estamos revelando os anseios de nossa alma (Salmos 37.4), porém devemos em primeiro lugar louvar a Deus, com adoração e reverência dando graças e fazendo a intercessão.

Creia que Deus pode fazer tudo ao se aproximar para lhe pedir algo (Mateus 7.7,8)

5- Oração de AÇÃO de GRAÇAS: Salmos 92.1-5

A oração de ação de graças é quando agradecemosa Deus por algo que Ele fez por nós. Nossa expressão pelo sentimento de gratidão. Exaltamos a figura do Pai Celestial pelas maravilhas que Ele realiza em nossas vidas. (Salmos 75.1)

“A ti, ó Deus, glorificamos, a ti damos louvor, pois o teu nome está perto, as tuas maravilhas o declaram.”

Não vá embora!

Confira estes devocionais especialmente selecionados